O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se encontra com o líder da Venezuela, Nicolás Maduro, nesta sexta-feira (1) em São Vicente e Granadinas, no Caribe, onde o brasileiro participa como convidado da cúpula da Celac (Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos).
Os ditadores comunistas do Brasil e da Venezuela trocam impressões sobre a relação institucional entre os governos de esquerda, que na avaliação da oposição, representam um grande risco para os cidadãos, principalmente do ponto de vista socioeconômico e da liberdade de expressão e pensamento.
Na quinta-feira (29), no último dia de sua viagem à Guiana, Lula confirmou a reunião com Maduro, mas disse que não pretende conversar sobre a disputa pelo território de Essequibo, região rica em petróleo reivindicada pela Venezuela.
Ainda na Guiana, em pronunciamento à imprensa ao lado do presidente do país, Irfaan Ali, Lula garantiu que a questão do Essequibo não foi tema da conversa que ambos tiveram momentos antes.
“Nós não discutimos a questão de Essequibo porque não é o momento de discutir. Foi uma reunião bilateral para discutir desenvolvimento, para discutir investimento. Mas o presidente Irfaan sabe, assim como o presidente Maduro, que o Brasil está disposto a conversar com eles a hora que for necessária, quando for necessário, porque nós queremos convencer as pessoas de que é possível, através de muito diálogo, encontrar a manutenção da paz”, afirmou Lula, segundo reportagem de O Tempo.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.