Publicado em 27/04/2024 às 13:08, Atualizado em 27/04/2024 às 17:11
O caiaque de Aldemir Garcia teria virado ao atravessar uma passagem molhada e arrastado o vice-prefeito para o fundo do rio Curu.
Na manhã deste sábado (27), uma tragédia abalou o município de Paraipaba com a morte do vice-prefeito Aldemir Garcia dos Santos, conhecido como Garcia da Zabelê, de 40 anos, em um acidente de caiaque no rio Curu. O político estava acompanhado por duas pessoas em um passeio que tinha como destino o encontro do rio com o mar, próximo ao município de Paracuru.
O passeio teve início às 7 horas da manhã, conforme informações locais, e o acidente ocorreu por volta das 10 horas, quando estavam próximos do destino final, na passagem molhada do Poço Doce. Segundo relatos de testemunhas, o caiaque de Garcia virou devido à força da correnteza, prendendo seu tornozelo à embarcação e arrastando-o para o fundo do rio, onde veio a se afogar.
Garcia, que estava utilizando colete salva-vidas durante o passeio, chegou a publicar vídeos em tempo real nas redes sociais, inclusive do momento exato do acidente. Nas imagens, é possível observar as condições climáticas adversas, com chuva, e o rio com nível acima do normal.
Em um post na sexta-feira (26), o vice-prefeito anunciou o passeio, destacando o desafio de percorrer o rio até a praia de Paracuru. Sua morte causa comoção na cidade, onde ele exercia a função de vice-prefeito desde 2020, após ter sido vereador em 2016. Deixa esposa e filhos.
O acidente chocou a comunidade local, levantando questões sobre segurança em atividades recreativas aquáticas. As autoridades locais estão investigando o caso para esclarecer as circunstâncias do incidente e tomar medidas preventivas para evitar futuros acidentes similares.
Paraipaba está em luto pela perda do seu vice-prefeito, um líder político que deixa sua marca na comunidade e será lembrado pelo seu compromisso com o desenvolvimento do município.