Publicado em 13/05/2024 às 08:57, Atualizado em 13/05/2024 às 13:04

Michelle Bolsonaro lidera preferências para disputar presidência contra Lula em 2026

Ex-primeira-dama desponta como candidata favorita após inelegibilidade de Jair Bolsonaro para próximas eleições

redação,
Cb image default
Divulgação

Com a inelegibilidade do presidente Jair Bolsonaro para as próximas eleições presidenciais, a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro emerge como a principal candidata da oposição, liderando as preferências para enfrentar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 2026. Segundo a pesquisa Genial/Quaest, divulgada nesta segunda-feira (13), 28% dos entrevistados veem Michelle como a adversária ideal para o atual presidente.

Realizada presencialmente entre os dias 2 e 6 de maio, a pesquisa entrevistou 2.045 pessoas e revelou um amplo apoio à ex-primeira-dama em todas as regiões do Brasil. Michelle Bolsonaro é especialmente popular no Nordeste, onde 31% dos entrevistados a preferem, seguida pelo Centro-Oeste/Norte com 33%, e pelo Sul com 26%. No Sudeste, Tarcísio de Freitas, governador de São Paulo, lidera com 33% das preferências.

Dentre outros possíveis candidatos, Tarcísio de Freitas aparece com 24% das intenções de voto, seguido por Ratinho Júnior, governador do Paraná, com 10%, Romeu Zema, de Minas Gerais, com 7%, e Ronaldo Caiado, de Goiás, com 5%.

Entre os eleitores que votaram em Bolsonaro em 2022, Michelle Bolsonaro também lidera com 41% das preferências, seguida por Tarcísio com 33%. Com uma margem de erro de 2,2 pontos percentuais, a pesquisa fornece uma visão precisa do cenário político atual e das tendências para a próxima eleição presidencial, revelando um possível cenário de confronto entre Michelle Bolsonaro e Luiz Inácio Lula da Silva em 2026.