Buscar

Reprovação a Lula em São Paulo sobe 9 pontos, indica Datafolha; 34% consideram gestão ruim ou péssima

Novo levantamento revela queda na aprovação do presidente na capital paulista e detalha variações por idade e religião

Cb image default
Divulgação

O índice de reprovação ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na cidade de São Paulo aumentou 9 pontos, atingindo 34%, de acordo com uma nova pesquisa Datafolha divulgada nesta segunda-feira (11).

Durante aproximadamente seis meses, a aprovação ao presidente também diminuiu 7 pontos, alcançando 38%. A margem de erro da pesquisa é de três pontos percentuais para mais ou para menos.

Avaliação do governo Lula na cidade de São Paulo:

Ótima ou boa: 38%

Regular: 28%

Ruim ou péssima: 34%

Não sabe ou não respondeu: 1%

Para realizar o levantamento, o Datafolha entrevistou 1.090 pessoas com 16 anos ou mais entre os dias 7 e 8 de março. A pesquisa tem um nível de confiança de 95% e está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo SP-08862/2024.

Comparando com a última pesquisa similar, divulgada em agosto de 2023, quando a gestão de Lula tinha a aprovação de 45% dos eleitores paulistanos, os números indicam uma mudança significativa.

Variações por idade e religião

Segundo o levantamento deste mês, os melhores índices de aprovação ao presidente Lula são observados entre os eleitores com 60 anos ou mais, onde 45% dos entrevistados, que compõem 23% da amostra total, consideram a gestão positiva.

Entretanto, a maior reprovação é observada entre as camadas mais religiosas da sociedade. Entre os evangélicos, que representam 25% do total de entrevistados, a avaliação ruim ou péssima chega a 49%, um aumento de 12 pontos desde agosto de 2023. Além disso, a aprovação entre o mesmo público caiu 16%.

Contexto Nacional

Na semana passada, institutos como Quaest e Ipec também divulgaram pesquisas sobre avaliação e aprovação do governo Lula em escala nacional.

De acordo com o Ipec, 33% dos brasileiros avaliam a gestão do presidente como boa ou ótima, enquanto 32% a consideram ruim ou péssima. Já a pesquisa da Quaest indicou que a desaprovação ao trabalho de Lula cresceu três pontos em fevereiro, alcançando 46%.

Com variações significativas na avaliação do governo, tanto em São Paulo quanto em âmbito nacional, a análise desses dados reflete as complexidades e diversidades de opiniões presentes na sociedade brasileira.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.